Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67483

Comparte esta pagina

Título : RELAÇÃO ENTRE CARACTERÍSTICAS SOCIODEMOGRÁFICAS E ACADÊMICAS DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE E SEU CONHECIMENTO SOBRE A AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE
Autor : LIMA, JÉSSICA VIEIRA DE
Palabras clave : TECNOLOGIA BIOMÉDICA; PROFISSIONAIS DE SAÚDE; AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE
Fecha de publicación : 29-ene-2025
Citación : LIMA, Jéssica Vieira de. RELAÇÃO ENTRE CARACTERÍSTICAS SOCIODEMOGRÁFICAS E ACADÊMICAS DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE E SEU CONHECIMENTO SOBRE A AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE. 2026. Trabalho de Conclusão de Curso Enfermagem – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : Introdução: A Avaliação de Tecnologias em Saúde consiste em um processo de trabalho que subsidia o gestor na tomada de decisão fundamentada em evidências científica acerca da difusão e adoção de tecnologias na área da saúde. Seu objetivo principal é avaliar se uma determinada tecnologia é segura, eficaz e economicamente vantajosa em comparação com alternativas existentes. Objetivo: Analisar a relação entre características sociodemográficas e acadêmicas dos profissionais de saúde e seu conhecimento sobre a Avaliação de Tecnologias em Saúde. Materiais e métodos: um estudo descritivo, transversal e de abordagem quantitativa realizado com 82 residentes da área de saúde do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco. A coleta de dados foi realizada virtualmente, com o envio do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e do link para o instrumento de coleta de dados ao e-mail institucional dos residentes. O formulário incluía perguntas relacionadas ao perfil sociodemográfico e acadêmico, além de questões sobre a Avaliação de Tecnologias em Saúde. Resultados: 73,2% dos participantes da pesquisa são do sexo feminino, 41,5% dos respondentes têm entre 27 a 30 anos, e concluíram sua graduação entre os anos de 2015 a 2024, observa-se que, houve diferença significativa do conhecimento de avaliação de tecnologia em saúde em relação ao curso de formação dos profissionais de saúde participantes da pesquisa (p-valor: 0,011). Apesar da mediana entre os cursos apresentar-se constante (2,00 pontos), a amplitude interquartil foi maior nos cursos de medicina, enfermagem, nutrição e psicologia (1,00 ponto) em comparação à farmácia (0,25 ponto) e fisioterapia (0,00 ponto), o que demonstra diferente dispersão no conjunto de dados. Conclusão: O conhecimento sobre Avaliação de Tecnologias em Saúde variou conforme o curso de formação, com maior dispersão em medicina, enfermagem, nutrição e psicologia, enquanto farmácia e fisioterapia tiveram menor variabilidade. Diante da relevância do tema da Avaliação de Tecnologias em Saúde para a segurança do paciente e sustentabilidade dos sistemas de saúde, espera-se que os resultados alcançados com a pesquisa possam embasar o planejamento de ações de aplicação e difusão sobre Avaliação de Tecnologias em Saúde.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67483
Aparece en las colecciones: (TCC) - Enfermagem

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC corrigido- JESSICA_VIEIRA_LIMA.pdf1.24 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons